Minha mais nova amiga – A Gelatina!

Começo esse post reafirmando o que disse no título: A gelatina tornou-se sim a minha melhor amiga. Eu sempre gostei mas consumia pouco ou comprava apenas quando pretendia fazer mousse. Mas durante a montagem da minha dieta a nutricionista perguntou se eu gostava e como eu disse que sim ela falou que eu deveria consumir 200ml (mais ou menos uma tacinha como essa da foto abaixo) toda noite.

Gelatina

Desde então tenho consumido todos os sabores de gelatina. Na minha última ida ao supermercado acredito ter comprado todos (ou quase todos). E acabou se tornando algo importante no meu final de noite. Essa é literalmente minha última refeição, costumo comer por volta das 23h/23h30min.

Dentre os milhares de textos sobre os benefícios do consumo da gelatina eu encontrei esse aqui que melhor explica e diz o que tenho percebido:

Ela ganhou a fama de ser o alimento número 1 quando o assunto é dieta. Saborosa, refrescante, hipocalórica, que ajuda a combater aquela vontade aguda por doces e guloseimas e ainda, de baixo custo e fácil preparação. Sim, a gelatina é tudo isso. Mas se engana quem pensa que ela deve estar inserida apenas no cardápio das pessoas preocupadas com os ponteiros da balança. Na verdade, os benefícios dessa delícia são bem maiores do que possam imaginar. Duvidam? Pois então vamos desmistificar o que há por trás daquele simples pozinho.

A gelatina é composta praticamente de aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, dez precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma idéia da importância da gelatina, ela possui nove tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz.

Se consumida regularmente, ela auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, ela fortalece os ossos e previne o organismo de doenças como a osteoporose. Ela promove também uma maior resistência física aos desportistas. E mais: colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos. Ainda não está convencido do poder da gelatina? Então dá uma olhadinha nos detalhes abaixo.

Por que ela faz bem?
Por ser principal fonte de colágeno substância que tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura de ossos, pele, cartilagens e tendões , a gelatina tem um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças, como artrose e osteoporose. Também é bastante utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante. O ideal é ingerir dois potes por dia ou bater no liquidificador uma colher de sopa de gelatina em pó com um pote de iogurte. Pronto, sua manutenção de colágeno está garantida!

Composição: 
A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles. Ideal nas dietas: Um dos benefícios dessa delícia é que ela é isenta de gordura. Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade, mas na versão diet , além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas. A diet é isenta de carboidratos. Por isso, se você está de regime opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo. E ainda: dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelos intestinos.

Pele mais firme
Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteínas), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida precário. Portanto, não esperem pelo milagre da gelatina que não vai funcionar.

Fonte: Minha Vida

Seja para perder peso ou ganhar massa corporal essa é a nossa mais nova amiga. Por isso use e abuse das gelatinas, pesquise receitas de gelatina e divirta-se. Tem sido a melhor forma de saciar minha vontade por sobremesa, consumir algo leve no final da noite e colaborar para manter tudo durinho, rsrs.

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4 comentários sobre “Minha mais nova amiga – A Gelatina!

    • Oi Rachel!
      Então, a minha nutricionista nunca especificou que precisaria ser a zero (aliás, uma boa coisa para checar na próxima consulta, hehe), mas nas pesquisas que fiz e em tudo que vi pela internet, ela ser zero ou não nem faz tanta diferença. Eu estava consumindo uma normal, mas recentemente comprei uma que é sem açúcar (daquelas que se compra para crianças). Fiz isso porque estou diminuindo o consumo do açúcar, nem no café eu tenho colocado mais.
      Dai fica a teu critério mesmo. :)

      Beijokas, qualquer dúvida estou por aqui :)

  1. Vou acompanhar seu blog… vivo o mesmo “drama” que você. rs Tenho 1,62, 45 kg e um metabolismo super acelerado. Vai dar certo, e quando der vou virar sua fã. kk Beijos

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